Histórico
A campanha “Existe Política Além do Voto” é uma convergência de grupos, coletivos e indivíduos que, descrentes com a política representativa, buscam construir uma alternativa política que esteja baseada na democracia direta, na solidariedade entre oprimidos e na autonomia política. Esta campanha começou com a articulação de grupos anarquistas e autônomos no final de 2005 para as eleições presidenciais do ano seguinte.
Em 2006, vários materiais foram produzidos por diversos grupos em muitos locais do país (manifestos, debates, panfletos, livros, vídeos, revistas, etc) e uma série de ações aconteceram (manifestações, panfletagens e etc). Em 2008, a farsa eleitoral se repetiu e novemante grupos se reuniram para problematizar as eleições municipais, a democracia, o Estado e outras formas de organização social, políticas e econômica. Dentre estes grupos, participaram o CMI, Ativismo ABC, CICAS, Espaço Ay Carmela!, Editora Index Librorum Prohibitorum, Espaço Impróprio e o Coletivo Anarquista Terra Livre. Em 2012, a campanha Existe Política Além do Voto foi construída pelos coletivos Ativismo ABC, Biblioteca Terra Livre, Ocupa Sampa e Casa Mafalda.
Este ano pretendemos resgatar esta mais do que importante, necessária campanha política que se contrapõe à política oficial. Pois, como já disse o manifesto da campanha de 2006: “Somente com a construção de políticas que vão muito além do voto é que rejeitaremos, de fato, todo esse desrespeito que sofremos […] e significa trazer a nós, novamente, aquilo que nos foi roubado pela classe dos políticos: o direito de tomar decisões sobre aquilo que nos afeta, o direito de decidir sobre nossos próprios assuntos!”.
Campanha de 2012 |
Campanha de 2014 |