Folhetos

Não Vote, Organize-se – autor anônimo

O abstencionismo acentua a importância da própria ação e da liberdade através da luta, assim como tem um importante efeito educativo ao realçar que o Estado não é neutro, mas serve para proteger a classe dominante e que a mudança significativa vem somente de baixo, da ação direta. Combinado com a ação direta e a construção de alternativas socialistas é uma maneira muito efetiva de mudar a idéia das pessoas e encorajar um processo de auto-educação e, finalmente, de auto-libertação. Assim, não basta não votar, temos que nos organizar e lutar.

PDF

 

O voto e o sufrágio universal – Eduardo Colombo

O regime de representação parlamentar desposa o povo de sua capacidade de fazer ou de estabelecer suas próprias normas. Já durante a Revolução, durante o período da República, a burguesia jacobina se opõe ao direito das seções terem assembleias permanentes. “Se as assembleias primárias – disse Robespierre – são convocadas para julgar questões de Estado, a Convenção será destruída”. Palavras que suscitaram o seguinte comentário de Proudhon: “Está claro. Se o povo converte-se em legislador, para que servem os representantes?
Se governa por si mesmo, de que serve os ministros?”

PDF

 

capa_malatestaAnarquistas “Elecionistas” – Errico Malatesta

Os anarquistas cometeram certamente mil erros, disseram centenas de coisas absurdas, mas sempre se mantiveram puros e seguem sendo o grupo revolucionário por excelência, o partido do futuro, porque saberão resistir à sereia eleitoral.
Seria verdadeiramente imperdoável deixar-se arrastar pelo turbilhão quando se aproxima rapidamente nossa hora.

 

PDF